1 - Há dias, ao consultar a imprensa diária, dei por mim a reflectir sobre uma notícia que aludia a um manifesto por parte da Câmara Municipal de Aveiro, no sentido de construir um parque de estacionamento subterrâneo, sob a Avenida Dr Lourenço Peixinho, bem no centro da cidade de Aveiro.
2 - Tal ideia, no mínimo, parece-me muito pouco reflectida, porquanto, ainda há muito pouco tempo a referida artéria esteve quase virada do avesso, designadamente aquando da construção do túnel sob a estação de caminho de ferro, de que resultaram enormes contratempos e mesmo sofrimento, não só para o comércio tradicional local, mas também para as pessoas residentes, para os utilizadores da referida artéria e ruas circundantes e, ainda para pessoas de outras zonas que demandavam esta avenida recheada de comércio tradicional.
3 - Ora, parece-me que a referida artéria, apesar sa sua qualidade e importância na cidade de Aveiro, em termos de estacionamento parece não ser muito carenciada, principalmente porque ou na mesma, ou em áreas circundantes, situam-se diversos parques de estacionamento, a saber:
- edifício Ana Vieira;
- Mercado Manuel Firmino ( cuja infraestrutura é novíssima);
- Forum Aveiro ( que dispõe de cerca de 900 lugares);
- Praça Marquês de Pombal (de construção muito recente);
- parques vários nas traseiras do C. C. Oita;
- vários parques de estacionamento no canal de S. Roque;
4 – Deste modo, não parece correcto voltar a causar os mesmos incómodos (já referidos em (1)), prejudicando novamente, não só os comerciantes que diariamente se encontram instalados na citada avenida, mas também os diversos cidadãos que por qualquer motivo são obrigados a deslocar-se à referida artéria, ou mesmo às imediações desta, tudo isto no caso de voltar a submeter a zona a mais obras públicas, que conforme foi já explicado, parecem completamente desnecessárias.
5 - Em vez da pretensão difundida na imprensa (construção de um parque subterrâneo na Avenida Dr Lourenço Peixinho), parece-me que esta Avenida necessita, principalmente, que não seja facilitado o estacionamento em segunda fila e, para que tal seja possível deverá ser facilitada uma rotação no estacionamento, unicamente com os seguintes propósitos:
- maior facilidade na movimentação dos transportes públicos;
- mais facil acessibilidade aos estabelecimentos comerciais.
- maior mobilidade nos veículos de natureza urgente ( bombeiros, transporte de doentes, polícia, etc).
6 - Ficamos à espera dos vossos comentários...
Por Aveiro...
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
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3 comentários:
Concordo inteiramente consigo. Aliás, é mais importante requalificar um conjunto de edifícios da mesma avenida e colaborar com os comerciantes locais, no intuito de obter melhor segurança, nomeadamente à noite. Há uns anos atrás, a avenida dr. Lourenço Peixinho era um polo interessante de comércio e hoje encontra-se quase abandonada.
Mais um caso polémico na cidade de Aveiro. Mais dinheiro para estacionamentos, e as escolas? onde ficam no meio disto tudo.
É deste modo que se incentiva as pessoas a usarem os transportes públicos?
Eu digo que não.
Classificação do artigo: Muito Bom
Companheiro
Vamos lá por partes (ou pelas partes, se quiseres).
Em relação ao ponto 1, a questão poder-se-á colocar, da mesma forma, em relação aos outros 3 parques de estacionamento também previstos (Rossio - Universidade e Freguesia da Glória - já não me lembro bem onde).
E a questão que levantas, e bem, tem quatro aspectos que devem ser equacionados.
1. A lógica da parceria público-privadoque dá origem às pretensões de investimento (que relação entre a educaão e o parque educativo de Aveiro e a Mobilidade?!).
2. Existindo uma empresa municipal (100% capital autárquico) que tem nos seus estatutos e objectivos a sua "subsistência" sustentada na gestão do estacionamento tarifado, qual a lógica de protocolar uma concorrência com privados?!
3. A Mobilidade e a Acessibilidade não dependem apenas da oferta de estacionamento (ou a sua escassez). São uma realidade muito mais complexa que tem a ver com outras questões essenciais à estrtuturação do planeamento urbano e à qualidade de vida dos cidadãos, como por exemplo, o trânsito e as vias, zonas pedonais, bolsas urbanas de serviços, comércio, indústriais e habitacionais, limitações e penalizações à circulação automóvel, o conhecimento da mobilidade das pessoas de e para a cidade, a oferta de transportes colectivos, etc, etc, etc.. Como vês não basta apenas dizer-se aqui está mais um parque de estacionamento.
5. No caso concreto da Avenida e do Rossio, não me parece que a cosntrução de um parque, se por um lado possa melhorar a oferta do estacionamento, irá, com toda a certeza piorar a fluidez e o excesso de circulação numa zona já por si caótica, porque irá aumentar o número de automóveis na Avenida, Rossio e Ponte Praça.
Por fim, companheiro...
Olha que o túnel da estação não é problemático para a avenida.
Pode-o ser por enquanto e pelo facto de a ligação de Esgueira à cidade se processar ainda pelo viaduto de esgueira (Rua de Viseu).
Mas quando a ligação àquela freguesia se fizer a nascente o túnel (até já lá existe a rotunda e o acesso - falta passar a linha do vouga) os conflitos serão minimizados.
E o acesso à cidade, hoje, tem muitas outras alternativas - Alameda Silva Rocha - Forca (pelo lado do pavilhão do Galitos) - Av. 25 de Abril - Av. da Universidade - etc.). O túnel facilita mais a saída (portanto descongestiona) do que propriamente traz mais trânsito à avenida.
Cumprimentos
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